domingo, 22 de agosto de 2010
QUEIJO POLÍTICO
O Rio vai fundo nas obras por toda parte da cidade visando a Copa do Mundo de 2014. A Cidade Maravilhosa vai se transformar num verdadeiro canteiro de obras. Quem estiver sobrevoando uma das cidades mais lindas do mundo, pensará que está sobre um imenso queijo suíço, “todo furadinho”. Entretanto, as imagens do último sábado dia 21 com bandidos fortemente armados invadindo o Hotel Intercontinental, em São Conrado, ganharam o mundo inteiro, e levaram a população de bem e as autoridades a uma grande reflexão. É complicado, o ano é político, e na corrida pelo Palácio Guanabara, na disputa pelo governo do Estado, o tema será abordado por todos os ângulos. O candidato Fernando Gabeira vai explorar muito a falta de segurança e prometerá ações que venham garantir a paz de moradores e visitantes do Estado do Rio. Por sua vez, o atual governador, Sergio Cabral, candidato à reeleição garante que a ação da polícia militar foi rápida e eficaz, protegendo a vida dos hóspedes do hotel e prendendo os criminosos. Não é demais perguntar: a polícia deve ser preventiva ou reativa? Porque neste caso do último sábado, em separado, há controvérsias. A primeira notícia que nos chegou dava conta que o “bonde do mal” composto por 70 homens teria se encontrado por acaso com uma viatura da polícia durante o trajeto pela Avenida Aquarela do Brasil. Já no domingo, não sei se é uma notícia semente, bem elaborada e plantada na hora certa, trazia a versão de que a polícia já tinha a informação do provável deslocamento do bando e estava seguindo o mesmo a fim de fazer uma abordagem num local mais adequado. Assim que foram fechados, os bandidos desceram das vans atirando, e dez deles invadiram o hotel, onde os jogadores do Fluminense iriam se concentrar. No mesmo local, já estavam concentrados atletas do showbol que fariam uma partida na comunidade da Rocinha, que seria até transmitida pelo canal Sportv.
FALÊNCIA GOIANA
Todo ano é a mesma história. Começa o Brasileirão, o Goiás vence um ou dois jogos, e já começam a falar por aí: - “O Goiás vai chegar entre os quatro!”. Mas neste Brasileirão 2010, o futebol goiano mostra toda a sua fragilidade. O estado aliás gosta de importar. Nos anos 80, me lembro bem, Jorge Kajuru dirigia uma equipe de esportes na Rádio Difusora, e levava locutores do Rio para transmitir no Estádio Serra Dourada. Era um bom cachê. Edson Mauro, João Saldanha e outros, de vez em quando eram convidados. Vários treinadores de nome, nos últimos campeonatos, passaram por lá: PC Gusmão, Geninho, Péricles Chamusca, o outros menos conhecidos. Agora quem está lá no Goiás é Emerson Leão, e no Atlético o comandante é René Simões. Na primeira divisão, são os dois últimos colocados. E não pára por aí. Na segunda divisão, o Vila Nova é o lanterna, estando abaixo inclusive de Duque de Caxias, Ipatinga e América de Natal. De vez em quando, aparece uma ou outra revelação, como por exemplo, Túlio Maravilha e Araújo. No final desta temporada, o povo goiano corre o risco de sofrer uma grande decepção, Goiás e Atlético caindo para a segunda divisão e o Vila Nova descendo para a terceirona. Vamos combinar, chamar o futebol de Goiás de uma das forças do país é demais. Goiás é bom mesmo na música sertaneja, na pecuária e na agricultura. Futebol é pra cá.
domingo, 15 de agosto de 2010
PETIT MARACANÃ
Dizem que as pessoas vão envelhecendo e vão ficando menores. É o dito popular, o tempo passa e o corpo encolhe. Construído para a Copa do Mundo de 1950, o estádio Mário Filho, o Maracanã, tinha capacidade inicial para 200 mil torcedores. Foi durante muitos anos o maior estádio de futebol do mundo. Dos anos 80 para cá baixou um falatório que era uma obra arcaica e um gigante de cimento parado no tempo. Era tudo o que os maus políticos e donos de construtoras queriam ouvir. Vieram as obras de modernização. Será que para ser moderno tem que ser pequeno? As obras dos anos 90 até agora fizeram o velho Maraca encolher mesmo. Vem aí a Copa do Mundo, e o Maracanã, que hoje tem a capacidade de receber 82 mil torcedores, comportará daqui a dois anos apenas 45 mil. A “geral”, espaço do povão nos 80, 70 e 60 acabou e virou “cadeiras comuns”. E agora elas também serão retiradas, vão inclinar as arquibancadas, que descerão até próximo do nível do campo, com todos os assentos numerados, e cobertura de proteção da chuva e do sol. Desta vez sobrou até para o gramado, o campo ficará menor. O maior deles em extensão e largura de todo o território nacional, terá medidas idênticas ao da Vila Belmiro, em Santos. Tomara que não modernizem mais o Maracanã. Do jeito que os políticos gostam de trabalhar, vão reduzir tanto o estádio que ele corre risco de desaparecer para sempre. Depois querem preservar a memória, a cultura, e fazer tombamento de patrimônio histórico. Guardem bem os nomes dos políticos que estiveram ao longo destas duas décadas envolvidos nas reformas do Maracanã, e por favor, não votem mais neles. Encolhem o estádio e esticam suas contas bancárias.
RONALDO FENÔMENO CARIOCA
São muitas histórias envolvendo grandes ídolos do futebol e celebridades, mas na vida as chances aparecem como num jogo de sinuca, onde nem sempre a bola fica à beira da boca da caçapa. E quando ela se apresenta assim a gente tem que caprichar na tacada para não errar. Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Jorge Carioca, dono da firma Carioca Sport, teve uma belíssima oportunidade nos anos 90. O São Cristóvão lhe devia uma grana referente a compra de material esportivo, algo em torno de 12 pares de chuteiras. Um dirigente propôs ao cobrador receber o passe de um garoto bom de bola que acabara de surgir na Rua Figueira de Melo, um tal Ronaldo Nazário. Magro, meio dentuço, mas era uma promessa. Carioca não quis conversa, só queria receber o dele. Ah se arrependimento matasse...
terça-feira, 10 de agosto de 2010
STAR DUST
Comprador compulsivo, o patrocinador do Fluminense não conhece mesmo aperto financeiro. De onde vem tanto dinheiro? O clube acaba de apresentar o meia Deco, revelado no Corinthians e que teve extraordinária passagem pelo futebol europeu, culminando com suas atuações brilhantes na seleção portuguesa. Sua estréia com a gloriosa camisa tricolor está marcada para o próximo dia 22 no clássico contra o Vasco, que poderá levar um público recorde em 2010 ao Maracanã. Será que ele aguentará a pressão de ter que jogar bem todas as partidas? Afinal a torcida tricolor neste Brasileirão está mal acostumada. O time lidera o campeonato, e Dario Conca tem sido o maestro do meio de campo. Onde Deco será escalado? E se for escalado e o time cair de produção? O “sheik” Emersom é outro que tem salário alto, mas em compensação tem feito os gols que o time precisa. Deco, Conca e Emerson, os três juntos, ganham mais de um milhão por mês nas Laranjeiras. O Flu terá que fazer um esforço muito grande para administrar todas estas estrêlas.
CHAMEM O PSIQUIATRA
Uma das estrelas do Vasco da Gama continua se comportando mal dentro de campo. Inquestionável com a bola nos pés, quando esbanja talento e categoria, Carlos Alberto foi expulso mais uma vez e prejudicou bastante a equipe, que levou um sufoco incrível do Vitória-BA no último domingo em São Januário. O árbitro capixaba Wallace Nascimento Valente não teve outra opção. Ele marcou uma falta, o meia vascaíno reclamou da marcação e ficou de ironia aplaudindo a arbitragem, Foi para o chuveiro mais cedo, e na segunda feira, o técnico PC Gusmão e o presidente Roberto Dinamite chamaram o moço para uma conversa. No ano passado ele já se comportava assim, só que agora o Vasco tem substituto à altura, tem um elenco de muita qualidade.
FLA TABAJARA
O terceiro uniforme do Flamengo, utilizado na derrota de domingo para o Corinthians em São Paulo, realmente tem as cores do Tabajara, time do Casseta & Planeta. No uniforme do Flamengo, as listras amarelas e azuis ficam no sentido horizontal e as do Tabajara, na vertical. O comediante Helio de La Pena não perdeu tempo, disse que quer marcar um jogo contra o Flamengo, mas já exige receber o bicho antecipado, garantindo também que a “Vaca” joga mais que Val Baiano e Cristian Borja.
TÁ BOM PRA VOCÊ ?
Gilbert Montano, funcionário do governo das Filipinas, foi preso depois de flagrado mantendo relações sexuais com uma mulher dentro de um ônibus. O veículo também pertence ao governo, e a mulher cobrou, segundo Gilbert, o equivalente a 4 reais por alguns momentos de alegria dentro de um ônibus parado quase em frente a uma delegacia.
sábado, 7 de agosto de 2010
LULA FAZ MÉDIA
Ele é corinthiano, é vascaíno, e neste ano político pode arrumar outra paixão clubística. Isto mesmo, o presidente Lula resolveu contar para algumas pessoas no estádio Beira Rio, no último dia 29 de julho, que era torcedor do Internacional. O presidente deu o pontapé inicial nas obras de remodelação do estádio do Colorado para a Copa do Mundo de 2014. Apenas 110 pessoas compareceram ao evento. Dentre os presentes, até alguns gremistas militantes do PT. O Internacional vai gastar 150 milhões de reais e tudo será finalizado até o dia 31 de dezembro de 2012.
PENA DO GALO
Quem acompanhou as primeiras rodadas do campeonato brasileiro antes da Copa do Mundo se preocupou com o mau início do Atlético Mineiro. A esperança era a intertemporada, a paralisação para a Copa do Mundo, dando aos clubes a oportunidade de acerto durante os treinamentos e também a abertura da janela de transferências internacionais. Eis que o Galo mineiro só piorou. Voltou ao campeonato e despencou de vez. Neste sábado foi goleado pelo Botafogo no Rio de Janeiro por 3 x 0, perdendo Obina machucado e tendo uma atuação muito abaixo da média. Algo de muito grave deve estar acontecendo fora de campo refletindo no baixo rendimento de uma das maiores paixões do Estadão de Minas Gerais. Para piorar, Vanderley Luxemburgo apareceu de muletas comandando um time totalmente perdido. Agora o Atlético Mineiro disputa com o Atlético Goianiense a lanterna do Brasileirão 2010.
domingo, 1 de agosto de 2010
MENTIRA CABELUDA
Ricardo Teixeira, o ditador do futebol brasileiro, foi para a TV e pagou mico anunciando o nome do técnico Muricy Ramalho como o escolhido para dirigir a seleção brasileira. E mais uma vez, lá estava à mesa Rodrigo Paiva, o papagaio-de-pirata. Será mesmo que foi apenas uma exigência do Fluminense para o Muricy cumprir contrato? Por que será que o treinador, que sempre sonhou com a seleção brasileira, não aceitou o convite? Tá todo mundo com medo do Ricardo Teixeira. Tem nada não, um dia a verdade aparece. Debaixo deste angu tem carne.
MOVIOLA
Há muito tempo no Brasil, as transmissões ao vivo de jogos pela TV aberta e fechada têm colaborado para mostrar a incompetência de muitos árbitros de futebol, e eles trabalham pressionados. Alguns até ligam para familiares e colegas durante o intervalo dos jogos e perguntam sobre a atuação do trio de arbitragem do ponto de vista da TV. Mas isto começa a mudar. Na Itália, a principal emissora, RAI, que usava o tira-teima (moviola, em italiano) já há 43 anos, resolveu diminuir este espaço do replay. Agora será menos polêmica e mais futebol. Bom mesmo era no tempo em que o rádio esportivo reinava absoluto e o repórter de campo tinha três ou no máximo cinco segundos para responder se a jogada era mesmo legal. O comentarista na cabine da emissora podia até discordar, mas a arbitragem era menos polêmica no Brasil.
PÉRICLES
No século V a.C., o famoso general grego era o grande líder da democracia, mas garantia a segurança das cidades-estado da Grécia cobrando impostos. Faturou tão alto que esnobou, gastou muito para construir o esplendor da cidade de Atenas, com a expressão máxima da arte, da beleza, da cultura e da ciência existente até então, culminando com o Parthenon, o templo em homenagem à deusa Athena. O Ocidente copiou a arquitetura grega nos milênios seguintes. Hoje, nós pagamos impostos altos, não temos nenhuma segurança e os governantes vivem atrás de verba para construir alguma coisinha.
terça-feira, 27 de julho de 2010
segunda-feira, 26 de julho de 2010
A BONITINHA DANÇOU
Depois de exibir seus atributos na Copa da África do Sul, a paraguaia Larissa Riquelme, 25 anos, resolveu curtir a vida numa boa e logo no Rio de Janeiro. Ainda bem que não conheceu Bruno, o goleiro do Flamengo, Macarrão poderia ficar nervoso. No início da tarde de domingo dia 25, ela passeava pela Avenida Vieira Souto, em Ipanema. Acompanhada do namorado e de uma amiga, ela foi abordada por dois assaltantes morenos, que levaram documentos, dentre os quais o passaporte, e duas câmeras digitais. Policiais do 23º Batalhão foram acionados, mas a jovem paraguaia não quis ir até a DP, preferindo dar os documentos como perdidos. Ela veio ao Brasil posar para o site Paparazzo, e foi devidamente batizada. Liguem para o Edson Moreira, delegado mineiro.
CONCEITO
No último domingo, finalmente o Botafogo apresentou de maneira oficial sua principal contratação para o Brasileirão 2010, o mago Maicosuel, que retornou ao Brasil depois de uma transferência mal sucedida para o futebol da Alemanha. Como pode um dirigente chamar Maicosuel de ídolo? Primeiro ele apareceu no Cruzeiro, se transferiu para o Palmeiras, onde não conseguiu jogar bem. Mesmo no Botafogo, custou a mostrar alguma coisa. Arrebentou em alguns jogos, é verdade, mas ídolo, creio, deve ser formado dentro do clube, como Roberto Dinamite, o maestro Filipe, no caso do Vasco; Zico, Junior e Cia no Flamengo, e outros mais por aí. Torcemos muito pelo sucesso de Maicosuel no Botafogo, mas ídolo já é demais.
APROXIMAÇÃO
Foram lamentáveis as cenas assistidas no estádio Manoel Barradas, o Barradão, depois do jogo Vitória da Bahia x Goiás. Cinegrafistas, repórteres de rádio e TV entraram no gramado e foram recebidos pelo sempre mal educado Emerson Leão, técnico do Goiás. Um repórter de Salvador foi covardemente agredido. Valendo-me de uma música de Roberto Carlos: “um erro não compensa o outro, isto é o que eu penso”. No Rio de Janeiro, graças a um belíssimo trabalho da Federação de Futebol em parceira com a agência Approach, o acesso da imprensa àqueles que fazem o espetáculo (os jogadores) foi moralizado e serve de modelo para outras praças do Brasil. Henrique Maranhão e Saulo trabalham de acordo com a Associação de Cronistas Esportivos do Estado do Rio de Janeiro – ACERJ, e quem de fato precisa trabalhar se enquadra dentro das normas pré-estabelecidas, e tudo sai dentro de um padrão profissional satisfatório. É bem verdade que no início houve muita preocupação e insatisfação por parte de alguns colegas, afinal toda transição traz problemas, por melhor que seja. Nada justifica o que o técnico Leão e o atacante Rafael Moura fizeram. Eles deveriam estar presos. Uma hora dessas Leão encontra um repórter de sangue quente e vergonha na cara que quebra logo os seus dentes. Quando jogava bola, ele gostava muito de exibir as coxas. Vai ver nem tem medo de perder dentes. Raiva à parte, o negócio é se organizar. Todo mundo trabalha e entre mortos e feridos todos se salvam.
terça-feira, 20 de julho de 2010
CONSULTA
NO LOMBO
Alguém já disse: goleiro quanto mais rodado melhor. É preciso ter muita paciência, treinar muito, e aguardar a oportunidade. Depois de duas belas atuações no Brasileirão, Marcelo Lomba, goleiro que substitui Bruno no Flamengo, começa a ganhar confiança da torcida rubronegra. Ele tem contrato na Gávea até dezembro de 2012 e está há dez anos no clube. E quando Diego se transferiu para o Ceará, a diretoria prometeu reajustar o seu salário. Agora, ele está muito à vontade. Enquanto isso...Aconselhado pelos advogados, o clube resolveu não demitir mais por justa causa o goleiro Bruno. Será preciso aguardar o desfecho da história macabra envolvendo um dos melhores goleiros do país.
MANO
A décima rodada do Campeonato Brasileiro 2010 começa com o Corinthians líder absoluto e isolado com 21 pontos ganhos, 6 vitórias, 3 empates e nenhuma derrota. Só que os corintianos se preparam para perder o técnico Mano Menezes, o mais cotado para assumir a seleção brasileira na próxima segunda-feira. Parece mesmo coerente, a CBF opta pelo melhor técnico do campeonato justamente no momento em que pretende fazer uma renovação, privilegiando os jogadores que atuam no Brasil, que sejam novos e que possam chegar bem na Copa do Mundo de 2014. Houve neste período pós-Copa muitas cavadinhas: Joel Santana, Muricy Ramalho, Ricardo Gomes, Dorival Junior e outros. Ao que tudo indica, se deu bem quem menos se ofereceu. Mano Menezes ficou na dele e esperou pacientemente.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
ALERTA (lá vêm eles)
Lá vêm eles. Outra vez com um largo sorriso, abraçando todo mundo e reconhecendo cada rosto, oferecendo carona, tomando cafezinho e cachaça em qualquer botequim. Tomara que o eleitor continue melhorando a cada dia e seja mais seletivo. Com relação ao sul do Espírito Santo, penso que nenhum candidato que já ocupou cargo deve ter nova oportunidade. Se é para renovar, que seja agora. Sempre os mesmo nomes, as mesmas caras e o mesmo jeito de enganar a gente. Eles não fazem outra coisa, não sabem trabalhar em coisa alguma e em lugar nenhum, vivem eternamente da política. Parei com eles.
2 6 7 6
Muitos sonham com a fama e a possibilidade de ganhar dinheiro. Outros simplesmente preferem o anonimato, mas com a vida econômica absolutamente tranqüila ou quase isso. Quem passa pela Rua Inhangá, em Copacabana, e compra uma água de côco com uma senhora de belo sorriso e cabelos pintados de loiro, não imagina que a humilde vendedora esteve fazendo novela na TV Globo. Foi até um início de carreira promissor, mas o tempo é implacável. É por isso que atores, cantores e jogadores famosos têm tanta pressa em ganhar dinheiro e fazer logo um pé-de-meia. Aos 43 anos, Narjara Turetta vende côco, e recentemente vibrou muito com uma pequena participação que teve em Malhação. Ela, que ainda sonha com novas oportunidades na televisão, revela que nas últimas eleições municipais teve apenas 2.676 votos. Realmente, aparição em TV dá uma falsa idéia de poder e de popularidade plena, mesmo assim muitos insistem. E nesta próxima eleição, teremos vários candidatos do mundo da bola e da TV.
domingo, 27 de junho de 2010
BARRA PESADA
O goleirão Bruno do Flamengo conseguiu finalmente estragar sua carreira. É o velho adágio, quem procura e acha não perde tempo. Ele esteve várias vezes envolvido em denúncias de mau comportamento em noitadas, em Belo Horizonte e também no Rio de Janeiro, e agora a chapa esquentou mesmo. A delegacia de homicídios de Contagem-MG procura o cadáver da jovem Eliza Samudio, que teria dado à luz um menino que hoje tem quatro meses de idade. O bebê foi localizado no último sábado, mas Eliza está desaparecida há três semanas. A delegada Alessandra Wilke disse que recebeu denúncias anônimas que Eliza teria sido agredida violentamente e morreu em razão dos ferimentos, e que Bruno, além de ocultar o cadáver, teria queimado as roupas da vítima em seu sítio no Estado de Minas. O caso vinha se arrastando há muito tempo. Em agosto de 2009, Eliza revelou que estava grávida do goleiro, a quem teria conhecido num churrasco. Paranaense, 25 anos de idade e muito bonita, vivia em São Paulo, onde dividia apartamento com duas amigas. No dia 13 de outubro de 2009, teria acontecido a primeira agressão. Bruno reagiu com violência à negativa da moça em abortar seu bebê. Está tudo registrado na DEAM – Delegacia de Atendimento à Mulher – de Jacarepaguá. Nos autos, Bruno teria admitido ter bebido e fumado maconha a noite toda. Eliza relatou ainda que Bruno queria que ela fizesse uso de um medicamento que provoca o aborto. No mesmo mês, Eliza retornou a São Paulo e de lá seguiu para Curitiba. Recentemente, foi divulgado que as partes teriam chegado a um acordo para recolhimento de pensão alimentícia e assistência do pai ao garoto. Domingo, uma caminhonete de Bruno teria sido localizada em Minas Gerais e por estar irregular teria sido apreendida. Os elementos (que são do Rio) que estavam no carro revelaram aos policiais que foram a Minas apenas buscar o carro do jogador, mas o veículo teria ficado em MG justamente neste período do sumiço. A ex-mulher do atleta também está envolvida e o Flamengo continua com destaque nas páginas policiais: Adriano, Vagner Love, Bruno...
GILETE AFRICANA
Nos tempos modernos, Copa do Mundo serve, dentre outras coisas, para levar progresso a várias cidades e países. É grosso o caderno de encargos, trazendo tudo que a FIFA exige para um país sediar o Mundial de Futebol. A Copa deixa um legado muito interessante para a população, segurança e transporte, sempre melhores. Tomara que na África a coisa ande também para a frente. É uma pena um continente gigante e tão lindo ser tão atrasado. Ainda hoje milhares de pessoas morrem depois da prática da circuncisão, quando as meninas são levadas pelos pais e entregues a pessoas que retiram, quase sempre sem nenhuma higiene e cuidado, o clitóris e os lábios menores da vulva. Tentam na verdade garantir que a mulher permaneça pura e intacta até o seu casamento, cabendo ao marido reabrir a vagina da esposa. Incrível quanto possa parecer, já houve interveniência da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e da ONU, entretanto até agora pouca coisa foi feita. Em 1998, foi lançado o livro que virou um filme que fez grande sucesso depois de seu lançamento em setembro de 2009 na Alemanha. Flor do Deserto, abordou o tema contando a história de uma menina circuncidada que fugiu da Somália para Londres. Waris Dirie acabou se transformando numa modelo internacional que obteve grande sucesso em Nova York. Estima-se que todos os anos 3 milhões de meninas são mutiladas na África.
terça-feira, 22 de junho de 2010
MÃE DINADA
Comentaristas, repórteres, narradores e afins, se o Brasil for campeão, vão logo falar que sabiam que nossa seleção é mais forte e que confiavam no trabalho do Dunga. Não me canso entretanto de citar as frases geniais do professor José Cunha, o poeta de Ponte Nova-MG: “Não sou candidato a Miss Simpatia”. Realmente José Cunha não faz média com ninguém. Não consigo, mas como fã e admirador tento seguir os seus passos, um dos maiores narradores da TV brasileira. Vou logo avisar: não acredito na seleção do Dunga. Antipático e mal humorado, ele nunca fora antes da seleção treinador de futebol, e honestamente, eu acreditava que nossa seleção não passaria pela Costa do Marfim. Da próxima fase é certo que não vai passar. Só não vou apostar com ninguém. Meu velho e bom pai já falecido falava assim: “Eu teimo mas não aposto.” Comprei uma vuvuzela e vou usá-la bem juntinho ao ouvido do Dunga, quando a seleção voltar da África.
CAIU UM BOEING OU CAIU A LIGAÇÃO ? (LULA)
No último sábado, dia 19, retornei com muita alegria ao distrito de Estrêla do Norte, no município de Castelo. Fincado entre belíssimas colinas, dentre elas a Pedra do Frankstein, ar puro e um verde sem igual. Fui com meu filho, Fellipe Biro-Biro, assistir ao jogo entre Estrêla do Norte x Benfica. Uma tarde maravilhosa, reencontrei Pedro Viana, Dimas Colodettti, Jonas Scaramussa (de Prosperidade), e outros amigos que há muito não via. Fazia frio, mas a tarde era de céu claro e sol. Me lembro perfeitamente que consultei o relógio e chamei meu filho para irmos embora, ia começar a escurecer. Olhei para o céu e vi uma bola de fogo enorme riscando em alta velocidade e caindo sobre uma das colinas. Três pessoas ao lado gritaram: “Caramba! Caiu um avião enorme ali agora...” O jogo já estava terminando e resolvemos mesmo ir embora, deixando a multidão, que permaneceria no boteco do campo para um churrasco que estava apenas começando. Curioso é que de vez em quando a gente olha para o céu de qualquer lugar e percebe um risco de fumaça como se estivéssemos fazendo uma linha com giz num quadro azul. É a fumaça que sai do avião enfeitando o céu. Mas nesse caso de Estrêla do Norte foi diferente: a fumaça vinha como linha embolada. Quando já estava chegando de volta a Castelo, no caminho encontrei várias viaturas da polícia militar seguindo em direção ao local. Imediatamente baixou um falatório em Castelo que uma aeronave havia caído no município. Um lavrador chegou a dizer em alto e bom som que era um Boeing. A mesma sensação tiveram os moradores dos municípios vizinhos. O tal objeto teria caído na região conhecida como Águas Claras, colada a Estrêla do Norte. Já no domingo pela manhã, surgiu em Cachoeiro a notícia que um morador de Presidente Kennedy teria encontrado uma fuselagem em sua propriedade. Boato vai boato vem, e nas duas edições do jornal local de Cachoeiro, da afiliada da Rede Globo, o assunto foi matéria de capa (destaque). Na edição da noite inclusive, uma repórter entrou com matéria na divisa dos Estados do Espírito Santo com Minas, aí já mostrando um artefato de cor escura que um agricultor achou em suas terras no município de Guaçuí. Agora, já se fala que um meteorito de bom tamanho explodiu no céu do Espírito Santo, despejando pedacinhos para todo canto. De sábado até segunda-feira, os bombeiros e as demais autoridades tiveram muito trabalho procurando algo vindo do céu. Mistério.....
segunda-feira, 7 de junho de 2010
BUNDA NO CHÃO
Acompanhei no PFC a bela entrevista que Sergio Lobo fez com Paulo Cesar Caju. Defensor do futebol-arte, PC não acredita mesmo no trabalho do técnico Dunga, lembrando que como jogador Dunga só sabia dar carrinho e vivia com a bunda no chão. PC falou também que nem sempre os jogadores altos resolvem dentro de campo, destacando que o Barcelona é a maior prova que estatura de jogador e força não são decisivos. O time de Messi e companhia resolve mesmo com a bola nos pés. Monsieur Paul Cezar, mes compliments! Aussi pour Sergio Lobo!
GALO EM FRIA
Não foi por falta de conselho, os verdadeiros amigos de Zico orientaram o maior ídolo rubronegro a retornar ao Flamengo em um outro momento, mas o homem acostumado com o trabalho e com a rotina do futebol se mostrou muito ansioso e topou ser diretor executivo do Flamengo. Justamente agora que o clube está mergulhado numa crise administrativa. O time de futebol tem dois donos, o goleiro Bruno e o meia Petkovic. Aliás, eles derrubaram o treinador Andrade e até o diretor de futebol Marcos Braz. Zico, cujo nome está acima do bem o do mal e não tem como melhorar a sua imagem, posto que já fez tudo que a nação rubronegra queria, agora empresta o seu nome a um clube fora do prumo. E do jeito que Patrícia Amorim está fazendo, não tem jeito, nada pára. É fogo de morro acima e água de morro abaixo.
BURRO
A torcida do Palmeiras deu a Celso Roth o apelido que tão cedo não o abandonará. Quando voltou ao sul, torcedores o receberam em sua terra natal com os gritos de “Burro!”. Técnico não ganha jogo, mas perde. Dirigindo o Vasco no último domingo, depois de um primeiro tempo razoável, com o Gigante da Colina perdendo um gol através de Felipe Coutinho, Celso Roth resolveu mexer e complicar o time do Vasco. Ele tirou os dois homens de criação do time, Jéferson e Felipe Coutinho, colocando Magno e Fumagalli, este último inclusive foi expulso, e o Vasco levou de quatro em Santos. O presidente Dinamite, que planejou não ceder às pressões e primeiro sanar os problemas financeiros do clube para só depois então se reforçar, já corre atrás de duas contratações, do meia Felipe do Al Saad e o atacante Washington, que está deixando o São Paulo. Dodô foi embora, Rodrigo Pimpão vive machucado, Rafael Coelho não disse a que veio, e a esperança do Vasco é agora voltar melhor, a partir do dia 14 de julho, com o reinício do campeonato brasileiro, na oitava rodada, quando estará enfrentando o Goiás no estádio Serra Dourada.
terça-feira, 18 de maio de 2010
PRESIDENTE TARTARUGA
Quem já trabalhou com Deni Menezes conhece uma frase que ele sempre repetia quando tinha pressa em alguma tarefa que nos era dada: “Vamos apertar eles”. A presidente Patrícia Amorim, do Flamengo, precisa ouvir isso muitas vezes. Ela demitiu o diretor de futebol Marcos Braz e até agora não nomeou outro. Colocou como técnico Rogério Lourenço, que seria apenas interino, e também não contratou outro até agora. A volta do meia Zé Roberto chegou a ser cogitada e até bem encaminhada pelo ex-diretor de futebol, mas depois a ex-nadadora Patrícia deixou mesmo o assunto de lado, e Zé Roberto foi parar em São Januário. Desde o final do ano passado que os empresários vinham falando na Gávea que no meio deste ano o Flamengo corria risco de perder o “império do amor” se não se apressasse com a renovação dos contratos de Adriano e Vagner Love. Agora o CSK Moscou já marcou a reapresentação de Vagner Love para o dia 12 de julho na capital russa. E três clubes europeus querem o Imperador Adriano.
DUNGA IMPIEDOSO
A maior torcida do Brasil, a fanática nação rubro-negra, gostaria de ver o Imperador Adriano na seleção brasileira. Entretanto, Dunga muito mais preocupado em ser um bom político do que treinador, anunciou que seu coração pediu uma coisa, e a razão outra completamente diferente. É verdade, Adriano pisou na bola várias vezes fora de campo, mas Dunga deixou de prestar um grande serviço de solidariedade humana. Se Adriano fosse convocado e ficasse um mês confinado na concentração só treinando e se preparando para a Copa, daria muitas alegrias à nação, e poderia voltar com outra cabeça. Certa vez ouvi uma entrevista do Padre Júlio Lancelotti em São Paulo, que nos fazia uma proposta maravilhosa: - “Nunca vejam o crime que pessoa fez, mas a pessoa que cometeu o crime.” Quando a gente pensa no homem como filho de Deus e nosso irmão, damos sempre ao próximo uma nova oportunidade.
BARRIGA CHEIA
Comentei com um amigo durante um almoço na última segunda-feira, a situação financeira dos grandes clubes do Rio de Janeiro. Este amigo tem mesmo muita visão quando o assunto é dinheiro. Me falou muitas verdades, adiantando que esses clubes do Rio, cada um em separado, têm receita superior à arrecadação de muitos município no Brasil, e só não quitam essa dívida por falta de interesse. Bastava um escalonamento dessas dívidas por quinze, vinte anos ... Mas os dirigentes, cada vez mais ricos, sempre deixam para os futuros sucessores resolverem a questão. Falei sobre a mudança de paradigma do Vasco. Quando o atual presidente Roberto Dinamite assumiu, o Vasco tinha menos de 2.000 sócios pagantes. Agora o clube atinge a histórica marca de 56.000 sócios. Na chegada do maior ídolo à presidência do clube, eram 2.542 processos trabalhistas. Esse número caiu milagrosamente para 315 ações, que serão todas resolvidas em no máximo 45 dias. Agora é assim, o clube está sem pressa com relação aos resultados dentro de campo, nem adianta o torcedor vascaíno cobrar. O Vasco se nega a pagar mais de 50 mil reais de salários a qualquer treinador de futebol. Do jeito que a coisa vai, não sei se é inconstitucional, mas seria muito bom uma interveniência do governo federal no futebol brasileiro. É um negócio absurdo, salários estratosféricos e os mafiosos enchendo os cofres.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
FLU DAS ARÁBIAS
Depois do veto dado por Muricy Ramalho à contratação do meia Riquelme, o Fluminense está tentando contratar o atacante Emerson, que atua no Al Ain dos Emirados Árabes. O jogador tem a vida econômica resolvida e já abriu as negociações. O Flamengo também queria o jogador mas a presidente Patricia Amorim tinha assuntos mais urgentes para resolver. Aliás, em julho, o futebol Carioca perderá Adriano, Vagner Love e Conca para a Europa.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
FLU ESTRÉIA SEM MATADOR
É PRA CASCUDO
O ex-repórter e hoje empresário Elso Venâncio me disse que está encantado com o futebol dos meninos da Vila, Neymar, Ganso, e outros. Entretanto, Copa do Mundo é para jogador mais experiente, que aguenta pressão dentro e fora do gramado. Aí eu perguntei: - E o Pelé em 1958, com 17 anos de idade? De imediato, E.Venâncio respondeu: - Pára, Pelé é Pelé! Engraçado, o mesmo EV dizia nos tempos de repórter na Rádio Globo: - Romário é Romário... Kkkkkkkk
IMPERADOR COM TPM
Depois de se envolver com brigas, voltar à favela da Chatuba, promover festinhas e faltar aos treinamentos, o Imperador Adriano, que parecia sofrer de depressão, agora subitamente foi acometido de TPM - tensão pré-mundial. Se achava necessário e insubstituível na lista de Dunga, agora que está experimentando a dura realidade de possivelmente não constar na lista dos convocados para a Copa da África, o atacante rubro-negro nem comemora os gols que marca pela hexacampeão brasileiro.
PRESIDENTE NÃO MANDA
O Gigante da Colina está de volta à elite do futebol brasileiro, e neste domingo estreará no Brasileirão enfrentando o Atlético Mineiro em Belo Horizonte. As duas últimas semanas foram marcadas por desentendimentos da diretoria. O presidente Roberto Dinamite é de fato um homem gentil e carinhoso com seus amigos, além de ser muito fiel, mas acaba misturando as coisas. Não faz muito tempo, ele deu total autonomia ao coordenador de futebol Rodrigo Caetano, que por sua vez trabalha o tempo inteiro ouvindo o aconselhamento do empresário Carlos Leite, principal investidor no Vasco desde que o clube caiu para a segunda divisão. Carlos Leite e R. Caetano querem um técnico de nome no comando da equipe neste Brasileirão. Primeiro os dirigentes tentaram trazer Osvaldo de Oliveira, atualmente no Japão, que não topou a parada. Celso Roth também foi contactado e pediu salário de 380 mil reais por mês. O último contato foi feito com Abel Braga, hoje no futebol árabe, e louco para retornar ao futebol carioca. Abel e os dirigentes acertaram tudo, mas o treinador esperava apenas um telefonema do presidente Dinamite, que pegou o número de contato e até agora não ligou para o seu ex-companheiro de time. É por essas e outras que ele vai aos poucos perdendo o comando, tenta sozinho garantir o emprego do seu amigo Gaúcho, parece teimosia de criança. O próprio Gaúcho topa ser auxiliar de Abel Braga, mas Dinamite já repetiu várias vezes que seu treinador é o Gaúcho. No futebol manda quem paga, e não vai demorar muito e o empresário Carlos Leite conseguirá substituir o comando do time.
Assinar:
Postagens (Atom)