domingo, 22 de agosto de 2010

FALÊNCIA GOIANA



Todo ano é a mesma história. Começa o Brasileirão, o Goiás vence um ou dois jogos, e já começam a falar por aí: - “O Goiás vai chegar entre os quatro!”. Mas neste Brasileirão 2010, o futebol goiano mostra toda a sua fragilidade. O estado aliás gosta de importar. Nos anos 80, me lembro bem, Jorge Kajuru dirigia uma equipe de esportes na Rádio Difusora, e levava locutores do Rio para transmitir no Estádio Serra Dourada. Era um bom cachê. Edson Mauro, João Saldanha e outros, de vez em quando eram convidados. Vários treinadores de nome, nos últimos campeonatos, passaram por lá: PC Gusmão, Geninho, Péricles Chamusca, o outros menos conhecidos. Agora quem está lá no Goiás é Emerson Leão, e no Atlético o comandante é René Simões. Na primeira divisão, são os dois últimos colocados. E não pára por aí. Na segunda divisão, o Vila Nova é o lanterna, estando abaixo inclusive de Duque de Caxias, Ipatinga e América de Natal. De vez em quando, aparece uma ou outra revelação, como por exemplo, Túlio Maravilha e Araújo. No final desta temporada, o povo goiano corre o risco de sofrer uma grande decepção, Goiás e Atlético caindo para a segunda divisão e o Vila Nova descendo para a terceirona. Vamos combinar, chamar o futebol de Goiás de uma das forças do país é demais. Goiás é bom mesmo na música sertaneja, na pecuária e na agricultura. Futebol é pra cá.

Um comentário:

  1. Espere aí amigo, realmente não somos os melhores no futebol, mas temos tradição.

    O Goiás rebaixou e o Atlético-Go não.

    O Goiás foi finalista da Copa Sul-americana. Não foi grande coisa, mas para uma equipe rebaixada do futebol brasileiro, foi sim um feito! Decidimos o título com o recordista de Taças Libertadores da América.

    O futebol goiano é de impor respeito. Não só Araújo e Túlio Maravilha saíram de Goiás, eu colocaria nessa lista Baltazar de Deus (ídolo no Grêmio) e Luvanor que jogou no futebol italiano. O próprio Goiás já teve vários artilheiros na Série A, como Dimba e Dil.

    Não só nos orgulhamos da nossa música sertaneja e de sermos um Estado Agro Power do Brasil. Nosso futebol é feito com paixão. Enquanto isso, e o ES? Tem futebol?

    Futebol tbm existe nesse lado de cá!

    Obrigado pelo espaço e abraços
    Gostei do Blog

    Frederico Goiano!!!

    ResponderExcluir