terça-feira, 30 de março de 2010

A HORA DA MORTE


Alguém já disse: o homem não morre enquanto sua obra permanece viva. Mas esta afirmação nos convida a refletir sobre vários ângulos da morte, da obra e da existência. Desde 2007, quando se afastou do delicioso exercício de cronista depois da descoberta de um câncer no cérebro, que Armando Nogueira não produzia mais. É justamente aí que um cronista morre, quando deixa de produzir. A morte física anunciada na última segunda-feira leva toda crônica esportiva do Brasil inteiro às homenagens póstumas. Mas assim que chegar do outro lado da vida, o bom Armando só terá lembranças de tudo o quanto realizou do ano de 2007 para trás. Aí sim, ele produziu (viveu). A última lembrança que tenho dele me remete à Rádio Globo, quando Elso Venâncio apresentava o programa "Enquanto a Bola não Rola" e eu ia lá sempre. Algumas vezes conversei com Armando. Era realmente muito educado, causava emoção pela maneira humilde e educada com que colocava as coisas quando não comungava do pensamento dos outros. Atual comentarista da Rede Globo, o ex-jogador Junior comentou durante o velório na tribuna de imprensa do Maracanã, algo que ele lhe teria dito quando foi convidado para ser comentarista de televisão: "Você pode elogiar sem bajular e criticar sem ofender". Foi exatamente assim que viveu Armando Nogueira até 2007, quando encerrou sua carreira.

quinta-feira, 25 de março de 2010

SAI GAÚCHO ENTRA... GAÚCHO







O Vasco perdeu feio para o Americano de Campos dentro de São Januário por 3 x 2, demitiu o seu treinador Vagner Mancini, ganhar os dois jogos que lhe restam, torcer contra o América e fazer contas para chegar às semifinais do segundo turno do campeonato carioca. A Colina Histórica virou um barril de pólvora, ninguém se arrisca a falar nada, os homens estão com os nervos à flor da pele. Dois dias antes do Vasco entrar em campo contra o Americano, e do presidente Roberto Dinamite conceder entrevista garantindo a permanência do treinador cobrando resultados, a cúpula vascaína já havia feito um contato com o técnico Celso Roth. Aliás Mancini soube de tudo, o próprio Celso não conseguiu segurar a notícia. Ainda na sala da presidência, já no início da madrugada desta quinta-feira 25/03, Roberto Dinamite falou da decisão de demitir o treinador, e que nos próximos dias um novo treinador será anunciado. Se depender do Rodrigo Caetano, coordenador de futebol e no momento o poderoso chefão, este trreinador será Celso Roth. Mas o presidente vascaíno é amigo pessoal e fã incondicional do treinador Abel Braga, atualmente no futebol árabe, mas louco para dirigir o Gigante da Colina. Ainda bem que Abel, alto e forte, se parece até com um gaúchão de verdade. Agora é assim, para trabalhar no Vasco tem que ter alguma ligação com o Rio Grande do Sul, e o coordenador continua mais folgado que peido dentro de bombacha tchê, como se diz nos pampas.

segunda-feira, 22 de março de 2010

2014 SEM O MARACANÃ




Abri meus trabalhos pela Rádio Cultura FM de Castelo-ES entrevistando o maior reporter do rádio esportivo brasileiro de todos os tempos. Denis Menezes deu um F5 e partiu, com a seriedade que sempre norteou a sua carreira, para a mídia eletrônica. Ele foi meu convidado neste domingo em razão da bomba que divulgou dando conta que o estádio do Maracanã não será utilizado na Copa do Mundo de 2014. O alto comando da FIFA, em Zurich, já saberia inclusive que um novo estádio será erguido em Jacarepaguá, e teria como objetivo atender às exigências da Copa do Mundo. O velho Maraca seria sim utilizado nas Olimpíadas RIO 2016. O local da obra seria em terrenos que pertencem ao governo federal. Já tem um monte de gato mestre dizendo: "Nenhuma chance". Mas conhecendo Denis Menezes como eu conheço, sobretudo pelo cuidado que ele tem em divulgar qualquer informação, não só acredito mas como parabenizo pelo furo de reportagem.

terça-feira, 16 de março de 2010

A VOLTA DO BEIJOQUEIRO




O negócio ficou sério. Mariana, a bela noiva do volante Willians, ficou enfurecida com o beijo que o jogador deu em Philippe Coutinho, após cometer um pênalti no atacante vascaíno. Willians justificou que na hora pensou ter machucado muito o garoto, e por isso tratou de pedir desculpas e dar-lhe um beijo. Ele garante que é pegador. A Mariana até sabe disso, mas agora os torcedores estão no pé do volante rubro-negro. O coro já está sendo ensaiado para o Engenhão, domingo que vem, quando Flamengo e Botafogo farão o clássico da 5ª rodada do segundo turno. Ah.. é beijoqueiro.. Ah.. é beijoqueiro.. Um estudante de direito que estava assistindo ao jogo Fla e Vasco nas cadeiras comuns do Maracanã chegou a gritar: "é pedofilia", afinal Philippe Coutinho tem apenas 17 anos.

ATACANTES NA POLÍTICA







O Rei Pelé, que soube parar de jogar na hora certa, além de ter sido o maior jogador do mundo, não caiu em depressão pós-bola. Eis que agora o ex-atacante do Vasco, Flamengo, Botafogo e seleção brasileira Bebeto, tetracampeão do mundo, se filiou ao PDT e será candidato a deputado estadual nas eleições deste ano. Bebeto, que já tentou ser agente de atletas e recentemente foi treinador do América, encontra-se no exterior (descansando) mas assim que voltar ao Rio começará a procurar votos. Outro ex-atacante, Edmundo, também será candidato a deputado estadual. Atualmente ele comenta futebol na TV Bandeirantes, especialmente na cobertura do Campeonato Carioca. O baixinho Romário também sonha alto. Ele é o homem forte do futebol do América e será candidato a deputado federal. Será que eles precisam de dinheiro ou precisam de prestígio junto ao povão? Há quem diga que eles precisam de uma profissão. Bonito fez o também ex-atacante Caio Ribeiro, que passou pelo São Paulo, Santos, Botafogo e Flamengo. Ainda como jogador estudava, e quando parou de jogar bola, formado, ingressou na crônica esportiva. E tá muito bem, comentando futebol na Rede Globo em São Paulo.
Enquanto isso... o brasileiro continua com pé atrás com os políticos, afinal o DEM leva na meia, o PT leva na cueca, e o povo leva no lugar de sempre.

O FREGUÊS VOLTOU


O canto começou domingo de tarde em Castelo, e na noite do mesmo domingo já estava no Maracanã. Torcedores encheram o estádio Emílio Nemer assistindo ao maior clássico do futebol do sul do Espírito Santo. O Estrela do Norte, de Cachoeiro, saiu na frente, mas o Castelense sacudiu a galera virando para 4 x 1, goleada que fez o público se inflamar e cantar: “Ô ô, ô ô, o freguês voltou...” E no Maracanã, mesmo jogando melhor, o Vasco perdeu dois pênaltis através de Dodô e mais uma vez deu Flamengo, com a torcida repetindo o canto na chuvosa noite de domingo. Vejam quantas oportunidades o Dodô perdeu: se os pênaltis cobrados fossem convertidos, ele teria alcançado Vagner Love na artilharia do campeonato, mostraria que não amarela em clássico, e daria ao time uma extraordinária condição na tabela, praticamente garantindo classificação às semifinais do segundo turno. Mas agora... Meu amigo Luiz Fumanchu lembra sempre que Deus inventou o futebol e o diabo com raiva criou o pênalti.

PODEROSO CHEFÃO


No futebol quando se vence tudo são flores. Mas quando os resultados bons não aparecem, os fantasmas assustam a todos. Alguns conselheiros e torcedores mais atentos do Vasco da Gama já começam a questionar a administração Roberto Dinamite. A principal queixa é a criação de um EN (Escritório de Negócios) do Rio Grande do Sul dentro de São Januário. O coordenador de futebol Rodrigo Caetano, oriundo do Grêmio de Porto Alegre, agora é o todo-poderoso do Vasco da Gama, “manda prender e soltar”, e de quebra trouxe vários conterrâneos para a Cidade Maravilhosa. Jogadores como Magno e Paulinho não eram destacados no Sul, mas têm boas oportunidades no Vasco da Gama. A propósito e em tempo, Paulinho até que jogou bem contra o Flamengo, domingo passado. Outra reclamação da galera diz respeito ao departamento médico do clube. Da série “dê a César o que é de César”, é bom lembrar que quando Eurico Miranda era presidente do Vasco, o Gigante da Colina se notabilizou por reaparelhar esse departamento e recuperar sempre em tempo recorde os seus atletas. O meia Jefferson, que entrou domingo passado no segundo tempo, vem de um longo período de inatividade, e o meia Carlos Alberto, a grande estrela da companhia, que está há muito tempo parado, acaba de receber a notícia que precisará de mais um mês para se recuperar. Só falta agora o poderoso chefão Rodrigo Caetano contratar um médico gaúcho. Nada contra o Rio Grande do Sul, ao contrário, até admiro o progressista povo gaúcho, mas o futebol carioca tem toda uma cultura que não pode ser desprezada justo agora. Quanto ao presidente Roberto Dinamite, ídolo de todos nós desportistas, vale lembrar que ainda assim nenhum atleta ou ex-atleta está acima do clube ou entidade. Ninguém é bobo e está todo mundo de olho...

domingo, 7 de março de 2010

MULHER TRONCO


Depois da mulher melancia, depois da mulher moranguinho e da mulher jaca, o Rio acaba de descobrir a mulher tronco. A personal trainer Joana Machado, namorada do Imperador Adriano, o homem pepino, armou o maior barraco na Vila Cruzeiro, quando viu Adriano e 10 jogadores do Flamengo num baile funk dentro da comunidade. Ela apedrejou os carros e foi a maior correria. Que quebra-quebra! O escândalo chegou rapidamente à imprensa, e como castigo comentam que Adriano mandou amarrar a namorada ao tronco de uma árvore, onde ficou a madrugada inteira até às 7 horas da manhã da sexta-feira. Agora, os profissionais da fotografia do Rio ficarão como os paparazzi ingleses atrás de uma estrela. Sábado, Joana foi seguida de sua casa no Jardim Botânico, de onde saiu às 11 e meia da manhã até um restaurante no Leblon, onde almoçou com uma amiga. Do Leblon, foram para Copacabana, onde Joana desfrutou da companhia desta amiga no apartamento da mesma durante toda a tarde. O engraçado nesta história, é que botafoguenses já estão chamando Adriano de "o Maradona brasileiro". E não é que ele já está falando de novo em parar de jogar futebol ?

QUEM QUER DINHEIRO ?


O Flamengo passou sem dificuldades pelo Resende no último sábado jogando em Volta Redonda, 4 x 0. E o goleiro Bruno, capitão da equipe, aproveitou a entrevista coletiva para pedir a todos apoio psicológico para o atacante Adriano, o Imperador, que mais uma vez se internou durante 3 dias na favela da Chatuba, na Vila Cruzeiro, depois de voltar da Europa onde serviu à seleção brasileira. Bruno disse que todo homem casado erra, e que Adriano continuará sendo o Imperador do futebol. Apesar do esforço de Bruno saindo em defesa do colega, desta vez Adriano pegou pesado. Não contente apenas com o fato de ir para a favela e ser protegido pelos fuzis dos bandidos, podendo andar livremente e tomar todas, ele levou 10 jogadores do Flamengo para um baile funk, lá na mesma favela. O dirigente Marcos Brás, irritado com mais uma que o Adriano aprontou, anunciou que o jogador, que já estava fora do jogo contra o Resende (conforme planejado), também não jogaria quarta-feira contra o Caracas na Venezuela. Ficará treinando separadamente, se condicionando fisicamente, para voltar no próximo domingo no clássico dos milhões, Flamengo x Vasco, no Maracanã. Dinheiro demais faz coisas. Sábado, Adriano pegou o seu carrão e foi para Búzios descansar na "humilde casa" que ele comprou por 1 milhão e 700 mil reais. Dizem que quando está na favela, Adriano coloca numa sacola de 10 a 15 mil reais em notas de 20 e 50, e distribui para todos os que querem beber e fazer uso de outras coisas. Faz lembrar inclusive o quadro do programa do Silvio Santos, "Quem quer dinheiro?". Kkkkk...

PARADINHA NÃO PÁRA




No último sábado dia 6 em Zurich na Suiça, a International Board (IFAB) esteve reunida para tratar do uso da tecnologia e da legitimidade da paradinha na cobraça dos penaltis e do uso da tecnologia para saber se a bola entrou mesmo ou não. A paradinha vai continuar, embora o assunto já tenha data para ser rediscutido, em maio. Na reunião de sábado, foram apresentados dois sistemas para conferir se a bola cruzou ou não a linha do gol. O sistema Cairus (bola com microchip) e o olho de falcão, mesmo sistema usado no tênis e no cricket. Conversa vai conversa vem, nenhum sistema foi aprovado. Voltando à paradinha, em maio a FIFA decidirá por escalar árbitros auxiliares atrás dos gols, como aliás já acontece no Rio de Janeiro. O atacante Fred do Fluminense, o rei da paradinha, acompanha tudo com muito interesse.